domingo, 31 de maio de 2015

Industria cultural e cultura de massa - 3º ano

*Cultura de Massa: É toda e qualquer manifestação de atividades ditas populares. Do carnaval ao rock and roll, do jeans à coca-cola, das novelas de televisão às revistas em quadrinhos, tudo, hoje, pode ser inserido no cômodo e amplo conceito dessa cultura, a qual é produzida para as massas e veiculada pelos meios de comunicação em massa.


*Indústria Cultural: Conjunto de empresas e instituições cuja principal atividade econômica é a produção de cultura, com fins lucrativos e mercantis. No sistema de produção cultural, encaixam-se a TV, o rádio, jornais, revistas; que são elaborados de forma a aumentar o consumo, modificar hábitos, educar e informar. A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente. Segundo Theodor Wiesengrund-Adorno, na Indústria Cultural, tudo vira negócio e o homem não passa de um mero instrumento de trabalho e de consumo, ou seja, objeto.

Fica claro portanto a intenção da Indústria Cultural: obscurecer a percepção de todas as pessoas, principalmente daquelas que são formadoras de opinião. Ela é a própria ideologia. Os valores passam a ser regidos por ela. Até mesmo a felicidade do indivíduo é influenciada e condicionada por essa cultura.

Fonte: http://escoladeprojeto.arteblog.com.br/90358/Cultura-de-Massa-X-Industria-Cultural/

4 comentários:

  1. pelo o que pude entender o texto retrata que somos a base de fonte para a indústria cultural que nos manipula atraves da imagem difundinda pelos meios de comunicação impondo o que é legal o que é chato, padrão de beleza, fazendo virarmos objeto de uma indústria ou simplesmente brinquedos que obedecem o que passam.

    Lais Buffon e Rayane Cattem 2ºM17

    ResponderExcluir
  2. Cultura de massa, nos poderiamos chamar de cultura popular, a cultura popular é frequentemente vista como trivial e simplificada para que se possa encontrar uma aceitação consensual através do contexto maior. Como resultado, ela tem forte criticismo de varias subculturas que acreditam na superficial, consumista, sensationalista, e corrupta.

    ResponderExcluir
  3. Cultura de massa , mais conhecida como cultura popular é frequentemente vista como trivial e simplificada para que se possa encontrar uma aceitação consensual através do contexto maior. Como resultado, ela tem forte criticismo de várias subculturas que acreditam-na superficial, consumista, sensationalista, e corrupta.

    Rodrigo e Natalia 1o - M14

    ResponderExcluir
  4. Como o texto já diz a cultura de massa, ou mais precisamente dita, a cultura popular é a sociedade que a cria através dos meios de comunicação que usamos e divulgamos as nossas ideias para uma sociedade melhor. E a industria cultural vem a ser ligada com a cultura de massa, desenvolvida através de nós.

    Bruna, Marília, Virginia e Evelyn.
    3°M02

    ResponderExcluir