domingo, 31 de maio de 2015

Estratificação social - 2º ano

Que é estratificação social?
É o agrupamento dos membros de uma sociedade em camadas ou estratos superpostos e hierarquizados segundo algum critério de importância sociológica.

A origem básica da estratificação repousa na tendência universal para avaliar socialmente as diferenças conseqüentes às distinções biológicas e culturais das pessoas. Estas variações socialmente significativas conduzem a posições diferenciadas que acarretam doses distintas de prestígo e consideração. Já que algumas destas diferenças estão ligadas às posições na sociedade, o respeito, a consideração, o prestígio e o poder a elas ficam associados. Influenciam a participação na sociedade por causa das desigualdades sociais que criam.Em algumas sociedades o que define a posição social é o nascimento (sociedade dividida em castas). Numa sociedade dividida em classes sociais como a nossa, o que define a posição social de um indivíduo é a posse de bens materiais.

6 comentários:

  1. A estratificação social indica a existência de diferenças, de desigualdades entre pessoas de uma determinada sociedade. Ela indica a existência de grupos de pessoas que ocupam posições diferentes.

    Alunos : Marllon , Wesley M.Reis
    Turma : 2M17

    ResponderExcluir
  2. As pessoas acabam vivendo em confronto, desigualdade social, preconceito, só por algumas terem melhores condições de vida do que outras.


    Alunos: Sânyda, Rayelle, Francislaine e Raiane Souza
    Turma: 2m17

    ResponderExcluir
  3. Francielly,Gabriela,Vanessa 2M°19

    sabemos que hoje em dia as pessoas, são jugadas não pelo que elas são mas pelo o que elas tem.
    Isto comum em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  4. as diferenças entres a classes sociais sempre existiu, so que se agravaram depois do capitalismo, com o acumulo de riquezas,e bens desnescessário, agravou a ainda mais até hoje nos dias atuais a pobreza, fome, falta de moradia e etc...

    Vinicius Dias,Rafael Alves - 2M19

    ResponderExcluir
  5. A estratificação social ea divizão de classes socias que diferenciam , a posse de bens materiais que acarretam ,doses distintas de prestigio e concideraçao.

    NOME: Heuzicleia batista, Adailton dos Santos, Alexandre Pereira.

    ResponderExcluir
  6. Estratificaçao social, é que enfluencia em sociedade (significa esta presente em nosso dia-dia) que é dividida em castas que avalia as diferenças biológicas e culturais que tem tedencia de definir a posiçao social.

    NOME: HEuzicleia Batista ; Adailton dos Santos;Alexandre Pereira.
    2ºm19

    ResponderExcluir