domingo, 8 de maio de 2011

Cidadania

A cidadania refere-se aos conjuntos de direitos e deveres de todo cidadão. Segundo Gilberto Dimenstein, a cidadania no Brasil é de papel, pois muitos de nossos direitos ficam só no papel, não são cumpridos na prática.

Daí que vemos a situação das nossas escolas públicas, abandonadas pelas autoridades; a situação dos hospitais e das unidades de saúde, sempre lotadas. Cresce o número de pessoas que morrem à espera de atendimento adequado; Muitos motoristas não respeitam os sinais e as leis de trânsito, daí que cresce o número de acidentes com vítimas fatais a cada feriado; Pedestres que insistem em atravessar fora das faixas de pedestres; calçadas sem a menor condição de circulação, cheias de buracos, desniveladas; carros estacionados em frente a rampa; dentre outros exemplos de desrepeito aos nossos direitos.


Precisamos nos unir e lutar para que nossos direitos sejam respeitados.

Se cumprirmos nossos deveres estaremos permitindo que outros usufruam de seus direitos. Por exemplo, se não estacionarmos o carro em frente a uma rampa, respeitarmos os sinais e as leis de trânsito, jogarmos o lixo na lixeira, etc.


E você, o que tem feito para fazer a diferença no meio em que vive? De que forma luta para que seus direitos sejam cumpridos? Cumpre com seus deveres? Conhece seus direitos e seus deveres?


112 comentários:

  1. Ser cidadão é não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país

    Hugo, Rodrigo, Igor 2°m17

    ResponderExcluir
  2. O que adianta ter leis se não são cumpridas. É isso que está acontecendo hoje em dia, cada vez acontecem mais tragédias por falta de responsabilidade do cidadão, sem mesmo perceber que está prejudicando ele própio com sua atitude quanto a polulação, muitas pessoas sofrem consequências pela atitude do próximo.
    Camilla Freitas e Camila Almeida, 2º m 19 ;*

    ResponderExcluir
  3. precisamos exercer a cidadania colocando em pratica nossos direitos e deveres, nao praticando nossos direitos eles nunca sairão do papel. Portanto so vemos promessas nao compridas,desigualdade social , pobreza, escolas desestruturadas ...
    conclui-se então que todos nos devemos procurar saber sobre nossos deveres e direitos.

    Bianca rios , Felipe pimenta e Heuzicleia batista
    2°m19

    ResponderExcluir
  4. O problema da sociedade é que nem todos pensam dessa forma de ajudar ao próximo, nem todos colaboram para que isso seja possível, nem todos fazem sua parte. As autoridades principalmente... Só querem fingir que estão ajudando a população para ganharem seu dinheiro à custa dos outros. Eles não veem que existem pessoas que necessitam de ajuda e tratam essas pessoas como se elas não tivessem valor algum.
    O mundo seria muito melhor se as pessoas pudessem ter um bom senso de ajudar os outros sem pensar em receber algo em troca.

    Alessandra Cintra, Giuseppe e Tainá - 2ºM19

    ResponderExcluir
  5. Hoje existem muitas leis, mas do que se adianta de terem várias leis para que nenhuma delas sejam cumpridas ? Infelizmente esse é o nosso ponto de vista da sociedade brasileira nos dias de hoje, e poucas pessoas se juntam para ver o mundo melhor. Se nós queremos respeito acho que nós também temos que respeitar o direito dos outros, temos que pensar no nosso próximo.

    Hiago C. / Warllem J. / 2ªM19

    ResponderExcluir
  6. Ser cidadão e ter direitos e deveres iguais porém esses direntos saem do papel,mas a própria sociedade não respeita por isso esta havendo muitos acidentes não só nos feriados mas também em dias comuns , as imprudencias são muitas . Não só agente mas todos devem melhorar seu modo der ser e agir com a cidadania .

    Aletheia , Amanda e Priscilla 2º M19

    ResponderExcluir
  7. sermos cidadões. é unir, fazer a paz, ajudar ao próximo e etc...
    mas o que nos intriga, é a forma que as pessoa vivem hoje em relação á vaidade, e tudo o que é desnecessário.


    Dalila, Aline e Ingrid-2M19

    ResponderExcluir
  8. sermos cidadões. é unir, fazer a paz, ajudar ao próximo e etc...
    mas o que nos intriga, é a forma que as pessoa vivem hoje em relação á vaidade, e tudo o que é desnecessário.


    Dalila, Aline e Ingrid-2M19

    ResponderExcluir
  9. Cidadania é praticar os deveres e ser respeitados os direitos de cada um na sociedade.
    mais ultimamente o 'estado' só esta considerando cidadao aquelas pessoas que pagam seus impostos em dia e que consomem, ja os que nao consomem e nao estam ativamente produzindo no mercado sao considerados como um nada na sociedade; isso nao poderia acontecer ja que somos todos iguais perante a legislacao brasileira e que temos deveres e temos direitos de cidadoes que nem sempre sao respeitados.

    Sera que nós vivemos em um 'pais' cidadão??
    Essa semana um coronel embreagado ultrapassou o sinal vermelho causaou um acidente que poderia ser grave, mas na hora de fazer o teste do bafometro ele recusou-se a fazer e foi liberado pelos policiais...
    Agora eu volto a questionar
    será mesmo que nós estamos vivendo em um 'pais' cidadão???


    Nome: Thiago M.Wendler /// Brendew g. Cominoti

    Turma /serie : 2º M19 Matutino

    ResponderExcluir
  10. Ser cidadão é respeitar e ser respeitado, é poder exigir os seus direitos e cumprir os seus deveres, e ter a capacidade de assumir os seus erros e um exemplo disso é não se aproveitar de alguém para se dar bem e prejudicar o próximo.
    Manter o ambiente sempre limpo .. isso é ser cidadão.

    Nargela Caroline , Giulliana Perovano e Gabriela Xavier (1ºM14)

    ResponderExcluir
  11. Realmente não adianta nada ter leis se nós não a cumprimos,
    as vezes eu acho que por isso existem leis que
    estão apenas no papel e não são postas em pratica, devemos refletir e cumprir as regras para que todos possamos ter melhores benefícios, mais também devemos lutar pelo nossos direitos, as vezes realmente cometemos erros que podem prejudicar outras pessoas como o exemplo citado no texto: estacionar em frente de uma rampa etc...
    então devemos melhorar e ser cidadão.

    joao vitor 1°14

    ResponderExcluir
  12. ..Todos nós queremos um país cidadão, mas será que estamos agindo com um??..
    ...Precisamos fazer a nossa parte e não ficar sentado esperando que o mundo mude sem que não façamos nada. O mundo pode mudar sim, mas com a ajuda de todos, não basta cruzar os braços e esperar...
    ....Temos que pensar bem no que falamos e também no que fazemos, Não basta falar temos que agir!

    Alunas: Evelyn, Gabrielle e Grazielle
    Série/Turma: 1ºM14

    ResponderExcluir
  13. As leis de hoje não estão sendo cumpridas pois,
    estamos pouco a pouco virando cidadãos de papel
    mas devemos cumprir os nossos direitos e deveres e não deixa que outros usurfruam deles .

    syndel 1º m 14

    ResponderExcluir
  14. Nós como cidadões devemos cumprir com os nossos deveres como bons cidadões que somos.
    Faser com que os nosso direito sejam garantidos
    na lei....
    e não deixem de tornem cidadanis de papel.

    Larissa 1Mº 14

    ResponderExcluir
  15. Hoje em dia a cidadãnia está sendo muito desvalorizada, algumas pessoas confunde a diferença entre DIREITOS e DEVERES não respeitam mais as leis faz da forma que bem achar melhor más não é bem assim não, tem que obedecer as leis conforme são vigoradas.
    NOME:Daniel/ jonatas/ Roberth (A.B.L./ 1 M 14)

    ResponderExcluir
  16. Bom , eu acho que para ter nossos direitos respeitados pelas autoridades maiores , primeiro temos que cumprir nossos deveres . A prefeitura trabalha para dar melhorias as pessoas , mas as vezes eu passo nas ruas e em praças publicas e vejo : telefones publicos quebrados , brinquedos destruidos , muros pixados e etc . Eu acho que temos que cumprir nossos deveres primeiro e naõ destruir as coisas feitas para nós mesmos.
    katiery Alves 1M°11

    ResponderExcluir
  17. Ser cidadão e ter direitos e deveres iguais porém esses direntos saem do papel,mas a própria sociedade não respeita por isso esta havendo muitos acidentes não só nos feriados mas também em dias comuns , as imprudencias são muitas.Precisamos fazer a nossa parte e não ficar sentado esperando que o mundo mude sem que não façamos nada


    kaique e rodolfo (ABL) 1ºm11

    ResponderExcluir
  18. Ser cidadão e saber respeitar seus direitos e seus deveres.
    Saber respeitar as prefencias de idosos em filas de bancos , assentos de onibus.
    Pois um dia todos nos vamos ficar velhos e vamos reclamar pelo mesmo direito desses idosos.
    E se cada um fizer a sua parte poderemos fazer um mundo melhor

    Alunos : Gutavo Correia Torres , Wendel Thomaz Costa Aguiar
    Turma : 1M° 11

    ResponderExcluir
  19. Natalia Cristina e Carla Cristina 1°M11

    A cidadania é o que nós temos em nossa comunidade, e sempre há várias pessoas que desrespeitam nossos direitos, pois se não cumprirmos nossos deveres quem cumprirá? Sempre vemos pessoas que não cumprem, mas não podemos falar nada, pois eles nos tratam com desrespeitam achando que eles estão certos, porque hoje em dia a maioria das pessoas fazem suas própiria regras.

    ResponderExcluir
  20. Lucas J,Karen Martins9 de maio de 2011 às 06:57

    Na Cidadania as pessoas tem que ser educadas para deixar a cidade limpa e não ferir o meio ambiente. Com isso viver melhor
    alunos:Lucas jancey,Karen martins
    Turma:1ºM11

    ResponderExcluir
  21. De que que adianta criar leis e não cumpri-lás, deixar só no papel não adianta de nada.

    Aluna:Daniela Cardoso de Souza 1°m11

    ResponderExcluir
  22. Para nós cidadões termos nossos direitos atendidos,precisamos respeitar um ao outro,colaborando com as regras,por exemplo respeitar as leis de transitos e sermos corretos na hora de andar na rua,atravessando na faixa de pedestres,jogar sempre o que for lixo na lixeira, pois se nao quando chove causa alagamentos,que causam destruição,o que logo prejudica a nós cidadoes,entao portanto todos nós cidados, politicos, militares etc,devemos cumprir com os direitos para que se viva em um pais melhor.

    Pietra Alexandra Hineraske
    Djahn Water 1º m 11

    ResponderExcluir
  23. BOM,EU ACHO SE TODOS NOS UNIRMOS E RESPEITARMOS OS DIREITOS DAS OUTRAS PESSOAS O MEIO ONDE CONVIVEMOS SERA MELHOR PARA NÓS CIDADÕES.SE ACABARMOS COM O PRECONCEITO,SE NÃO JOGARMOS LIXO NAS VIAS PUBLICAS,TODOS CUMPRIREMOS COM OS NOSSOS DEVERES.
    GEOVANE/FABIANA 1M 11

    ResponderExcluir
  24. Nos cidadoes temos diretos de ser atedidos com respeito nos hospitais publicos as vezes os paciente nem sao atendidos por falta de medico tem pessoas que ate morrem esperando atendimento adequado. Nas escolas os alunos estao arreclamando do forte calor em suas salas de aula a quadra esportiva em condicoes precarias Nome: Filipe Alcantara Turma;1m 11

    ResponderExcluir
  25. Hoje em dia a cidadania não e muito divulgada, muitas pessoas não se importam até que necessitem de algo, por exemplo, ninguém se importa com as necessidades de um deficiente até que se torne um. Acreditamos que devemos cobrar mais de nossos políticos e prestar mais atenção a essa falta de respeito.

    Alunos: Rodrigo, Jonatas e Isabelly

    ResponderExcluir
  26. Ser cidadão é respeitar os direitos de todos,é respeitar os locais publicos,mais isso só e possível se a cidadania for executada corretamente pelos governos,poís existe a cidadania de papel,essa é uma forma de cidadania mentirosas poís os direitos das pessoas estão no papel mais não sao exercidas na vida cotidiana.

    Aluna:Paula Raphaela

    ResponderExcluir
  27. Ser cidadão é respeitar os direitos de todos,é respeitar os locais publicos,mais isso só e possível se a cidadania for executada corretamente pelos governos,poís existe a cidadania de papel,essa é uma forma de cidadania mentirosas poís os direitos das pessoas estão no papel mais não sao exercidas na vida cotidiana.

    Aluna;Paula Raphaela 1M10

    ResponderExcluir
  28. hoje em dia nós vemos que as pessoas não querem respeita os direitos de outras pessoas nem cumprem os seus deveres,muitas pessoas só querem saber de reclamar,só querem saber dos seus direitos e não tão 'nem ai' para os seus deveres isso quer dizer q temos direitos mais tambem temos deveres.

    ALUNOS:ALCIMARA PRISCILA, LUANA LUCIA, ELIZABETH CARDOSO.
    SERIE:1ªM10

    ResponderExcluir
  29. Para a cidadania viver em harmonia, todos precisam fazer sua parte respeitando as leis, regras e limites. As pessoas precisam se conscientizar e contribuir para um lugar melhor.
    Alunas:Juliana Drielly e Glislen T

    ResponderExcluir
  30. Cidadania é saber respeitar os direitos e deveres de todos cidadãos. Só assim teremos um mundo melhor onde todos possam viver numa sociedade igualitária.

    Aluna: Fernanda Santiago 1M10

    ResponderExcluir
  31. A CIDADANIA É UM DIREITO DE TODOS NÓS. DEVEMOS MANTER AS RUAS LIMPAS, CUIDAR, RESPEITAR OS NOSSOS DIRETOS DE CIDADÃOS.

    ALUNO:JEFERSON,DIEGO
    TURMA:1ºM10

    ResponderExcluir
  32. Maycom Cezar, Andressa Paraná,* 1°M109 de maio de 2011 às 07:34

    É hoje em dia ninguém respeita as leis da constituição, por isso o termo "CIDADANIA DE PAPEL" pois a maioria não quer saber de respeitar, por exemplo: A lei diz que é proibido matar mas quantas pessoas matam e ficam impunes enquanto outros roubam um pão pra se alimentar e vão presos por anos.
    Nós chegamos a conclusão de que o Basil não tem cidadania pois as leis são para os ricos enquanto pobres lutam pelo seu alimento e são impunimentes presos.

    ResponderExcluir
  33. Sermos cidadão, quer dizer que temos direitos e deveres.Mas muitas vezes nossos direitos não compridos e nem realizados como desejamos,e muita gente também não ajuda para nossa cidadania melhorar.
    nomes: Ketlyn keila
    Tainara vilvock
    turma/serie: 1ºm10

    ResponderExcluir
  34. PARA EXISTIR CIDADANIA DEPENDE DE TODOS NOS PRATICA-LAS E LEVA-LA A SERIO POIS E DEVER DE TODO SER CIDADAO RESPEITAR A SI PROPRIO E AO PROXIMO. POR EXEMPLO QUANDO VC NAO AJUDA UM VELHO A ATRAVESSAR A RUA VC DEIXA DE SER SOLIDARIO COM ELE. NA ESCOLA QUANDO VC PIXA AS PAREDES VC NAO ESTA CUMPRINDO COM O SEU DEVER.
    E DEVER DE TODOS RESPEITAR AS LEIS DO PAPEL E FAZER COM QUE ELAS SEJAM CUMPRIDAS.

    ResponderExcluir
  35. PARA EXISTIR CIDADANIA DEPENDE DE TODOS NOS PRATICA-LAS E LEVA-LA A SERIO POIS E DEVER DE TODO SER CIDADAO RESPEITAR A SI PROPRIO E AO PROXIMO. POR EXEMPLO QUANDO VC NAO AJUDA UM VELHO A ATRAVESSAR A RUA VC DEIXA DE SER SOLIDARIO COM ELE. NA ESCOLA QUANDO VC PIXA AS PAREDES VC NAO ESTA CUMPRINDO COM O SEU DEVER.
    E DEVER DE TODOS RESPEITAR AS LEIS DO PAPEL E FAZER COM QUE ELAS SEJAM CUMPRIDAS.
    MICAEL DOS SANTOS / GEOVANNE ALVES 1(m10)

    ResponderExcluir
  36. A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.

    Nome: Lucas dos Anjos Gomes
    série/turma:1ºM11

    ResponderExcluir
  37. nome: Thalita Samara, Adaza, Pâmela.
    Turma: 1°M14
    Todos nós temos diereitos e deveres e a cidadania é isto, nos dias de hoje vemos cituações precarias em hospitais, escolas, ruas entre outros, e isto prova cada dia mais que a nossa cidadania é de papel.
    Temos direitos sim mas também devemos exercer nossos deveres como: atravesar na faixa de pedestre, não estacionar veiculos em áreas indevidas, etc.´
    Conclusão a cidadania não é só lutar pelos nossos direitos mais também saber exercer nossos deveres.

    ResponderExcluir
  38. A cidadania refere-se sim ao conjunto de direitos e deveres do cidadão, mas do que adianta termos diversos direitos se poucos deles são exercidos pela sociodade, hoje temos escolas com situações precárias que estão totalmente abandonadas, hospitais lotados que não conseguem atender a necessidade da população, mas a culpa não é somente de quem dita as leis, muitos cidadãos morrem hoje por imprudência no trânsito, desrespeitando as leis.
    A população precisa cumprir seus deveres para que os outros aproveitem também de seus direitos de cidadão, respeitando as pessoas.
    Marlon Lucas e Vitor 2°M16

    ResponderExcluir
  39. A cidadania é pensar sobre seus direitos e deveres na sociedade semprem refletindo sobre tudo diariamente.

    Gabriel,Carlos,Layons 2°m16

    ResponderExcluir
  40. Todos nós temos o direito de ser cidadão, cumprindo nossos deveres no dia-a-dia, respeitando as normas, leis e lutar pelos nossos direitos.
    Conclusão:>) Concluirmos que ser cidadão não é apenas exercer nossos direitos e sim ter nossa opinião sobre eles.

    Alunos:::::
    Gleison Silva Barbosa
    Ayrton Duarte
    Natanael dos Santos

    Turma::::::
    2°M16

    ResponderExcluir
  41. Existem pessoa que nao conhecem o que é cidadania,pessoas que nao respeitam nossos direito,TODOS TEMOS O DIREITO DE SERMOS RESPEITADO.

    Tamires,Maiara,Karoline Thomaz
    2°m16

    ResponderExcluir
  42. Na questão de cidadania, costumamos jogar as reponsabilidades dos erros e falhas da sociedade nos governantes, porém quem os elegem somos nós mesmos.Devemos começar a cumprir com nossos deveres de cidadãos,iniciando com "voto consciente", pois como dizia Aristóteles "Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito."

    Caio Godoy, Dener, Tchesley 3ºM01

    ResponderExcluir
  43. Gabriel Elias, Samara Ribeiro, Wille Gomes 3ºM0110 de maio de 2011 às 04:26

    Ser cidadão não é só ter direitos e sim também deveres. Não adianta exigirmos direitos se não cumprirmos nossa parte na sociedade. Não adianta exigirmos respeito se não nos damos ao luxo de sermos respeitados.

    ResponderExcluir
  44. Bom,o texto relata que uma situação muito comum na sociedade em que vivemos, pois nem todos contribui para fazer do planeta um mundo melhor.
    todos querem um planeta melhor, mas não tem contribuido para a melhora de nosso país, todos somos culpados e vamos pagar por isso futuramente.
    LARISSA ROSA
    DÉBORA F.C
    3M01

    ResponderExcluir
  45. Existem muitas leis no pais, e na verdade a maioria delas não são cumpridas. Com isso vem a gerar muitas desordens tanto social, tanto econômico e político. Os nossos direitos não são respeitados, também devemos observar que os nossos deveres nem sempre são cumpridos, como um simples exemplo, jogar o papel de bala na lixeira. Se todos cumprissem os deveres o mundo não seria assim, tão sujo e desrespeitado. Pois as pessoas se acomodam ao pensar que ao jogarem lixo no chão, terá alguém para limpar.
    Alunos: Glaysla, Roberta e Wallason.
    Série: 3°M01

    ResponderExcluir
  46. - sim nos temos direitos de sermos respeitados , pois todos nos temos que faser nossa parte, se cada um de nos fisermos a nossa parte o mundo vai ser um lugar melhor para se viver. E tambem temos direito de expressar algo que nao foi muito dito e claro numa sociedade , chegando ate o ponto de interagir com seus componentes exemplificando cada assunto relacionado em seu cotidiano fazendo com que todos entendam.

    Renan O , Nicolas e wesley soares.
    3°m1

    ResponderExcluir
  47. Cidadania ajuda de alguma forma o seu bairro ,não jogando lixo no chão, não risca locais publicos ,ser cidadão e ter direitos, respito ,deveres e responsabilidade com o seu país.
    Leidyane barbosa 3m2º
    alessandra santos 3m02º

    ResponderExcluir
  48. Todos nós temos direitos e deveres.Temos os direitos de termos unidades saúde adequadas,de termos também um bom atendimento, para que não venha morrer mais pessoas à espera de atendimento.Não só isso, mas de manifestarmos os direitos que temos de reclamar o que está acontecendo de errado no nosso país. Sabemos também que os deveres de todos devem ser cumpridos, como não jogar lixo nas ruas, "construir novos hospitais, escolas,etc"(governo). Para que a educação venha a ser a base de tudo.

    Greciele Paixão, Bruna Soriano.
    3°m02

    ResponderExcluir
  49. Cidadania é viver com ética perante a sociedade, muitos jovens picham muros , destroem obras publicas para mostrar talvez a raiva que sentem, ou simplesmente para se mostrarem "revoltados".
    O descaso das instituições do governo com a população, é bem grande, existem por ai, hospitais públicos que já deveriam estar prontos, mas não estão, enquanto isso , pessoas morrem todos os dias a espera do atendimento adequado. Toda a população tem direitos que devem ser cumpridos e respeitados... porem o pouco caso que é feito em relação a isso, hoje, é assustador....

    Alessandra gomes, Gleiciane Marinho 3ºm02

    ResponderExcluir
  50. Estamos em colápso total.
    Diante de uma sociedade ou, a denominada "geração" atual, em que os pais que são a fonte de cidadania do mundo_sim, estes são os responsáveis principais, não a escola os quais deverião ensinar da melhor maneira possível, que é pelo exemplo.Estes são nada menos o que esta escrito na camisa da senhora professoura: "hipócritas", isto que eles são, pois muitas veses ensinam por palavras, porém deicham a desejar em suas ações.
    Está mais que transcrito que o exemplo dos pais, além das instruções cotidianas, é que vão fazer com que a sociedade coletivamente torne o mundo um lugar melhor de se viver.


    Alunos: Marlon, Renam e Gemilson
    Turma: 3º Matutino 2

    ResponderExcluir
  51. interessante que esse texto indaga o que nós temos feito como cidadãos, a maioria gosta muito de tratar de seus direitos... e os nossos deveres? estamos cumprindo nossos deveres de cidadãos? temos a inclinação de ver apenas o que os outros fazem. Costumamos falar mal dos políticos que não fazem muito... mais e o pouco que eles fazem? damos o devido valor? Será que cuidamos daquela Praça que brigamos tanto pra ter? ou destruimos e pinchamos ela?
    Será que pedimos um saco de cimento para uso próprio em vez de pedir melhorias no Posto Médico no nosso bairro para nossos vereadores?
    Acho que temos que começar a fazer a nossa parte, para outros verem nossos exemplos e passarem a fazer o msm. A mudança tem que começar por nós!
    (Hugo, Raian 3ºm2)

    ResponderExcluir
  52. EVELYN,LYGIA E MARILIA10 de maio de 2011 às 05:44

    EVELYN,LYGIA E MARILIA 3°M2
    Nós cidadao percisamos fazer nossa parte,como:atraves de nao jogarmos lixos nas ruas,respeitar as leis de trânsito,repeitar os mais velhos,o meio ambiente,cumprir com nossos deveres e fazer valer nossa parte como cidadao na sociedade.Se plantamos coisas boas teremos coisas boas no futuro,se plantarmos coisas ruim teremos coisas ruim.

    ResponderExcluir
  53. A cidadania ser movimenta no nosso dia,mais muitas coisas aconteçem,a cidadania nao podemos jogar lixo no chao no rio,mar e etc.termos quer te respeito com nossa cidadania para que nao sofram as qualidades de vida ao nosso pais muitas pessoas ficam no transito agarrado isso temos que te abilidade todos os dia pessoas nos hospitais e muitas elas morrem por nao serem atendido
    dayane vieira de santana
    turma 3m02

    ResponderExcluir
  54. Achamos que o maior problema dos cidadaos é nao conhecer os seus direitos e nao se importar com seus deveres.A politica nos mostra e impoe os nossos deveres, mas nao nos informa sobre os nossos direitos, se fizessem tantas propagandas dos nossos direitos quanto dos nossos deveres faria total diferença.
    Thalyta Moreira e Jessica Luiza
    1° M12

    ResponderExcluir
  55. Nós como cidadãos devemos cumprir com as regras da sociedade para que vivamos em harmonia com todos.
    *yuli dara
    * thais
    * mirian
    1M12

    ResponderExcluir
  56. como cidadaos devemos cuidar do patrimonio publico que e dado a nós com muito esforço

    AMEN

    ResponderExcluir
  57. nos devemos preservar o patromonio para que tenhamos mais espaços para lazer



    Gabriel , Matheus

    ResponderExcluir
  58. Brunna Helena, Juliana Souza e Tainá Cardoso 1°M1210 de maio de 2011 às 06:54

    A violência é um fato que afeta a sociedade. Nós cidadão não procuramos buscar os nossos direitos, que não sai do papel, e não cumprimos o nossos deveres, e isso afeta não só a nós mesmo, como o nosso próximo! Então cidadão vamos correr atraz dos nossos direitos e cumprir com nossos deveres.

    ResponderExcluir
  59. Os problemas públicos não é culpa somente dos governantes. Mas também da população que na maioria das vezes não colabora. Jogando lixo nas ruas, nos rios, destruindo locais públicos como hospitais, escolas, praças, etc.
    Jorge B. A., 1M12

    ResponderExcluir
  60. nos devemos preservar o patromonio para que tenhamos mais espaços para lazer



    Gabriel , Matheus 1ºM12

    ResponderExcluir
  61. Eu acho que devemos ajudar o meio ambiente .como nao jogar lixos nas ruas,rios.é correr atras dos nossos direitos e deveres como cidadoes.
    stefane 1m12 ......

    ResponderExcluir
  62. Brunna Corrêa , Mariana e Dayane 1M1210 de maio de 2011 às 07:05

    cidadania sâo os direitos e deveres que cada cidadão deve ter, mas infelizmente nem todas as pessoas lutam pelos seus direitos, nem o governo faz sua parte

    ResponderExcluir
  63. só podemos exigir nossos direitos, quando agimos de modo respeitando ao próximo pra que ele possa ter o direito de ser respeitado, eu preciso saber nao inflingir o espaço do outro, "porque a minha liberdade começa, quando acaba a liberdade do próximo"
    Em meio a nossa sociedade precisamos conviver sabendo que há deveres a cumprir, e cumpri-los, e os direitos devemos correr atráz porque no Brasil dependemos de leis que funcionem fora das propostas estabelecidas, para uma cidadania que busca viver bem em seu ambiente,e não sendo somente enganada com politicos que prometem ajudar a termos nossos direitos em vigor !

    Bianca A., Laila O., Raphael P. 3º M 3

    ResponderExcluir
  64. THAYNA,AMANDA E ALEXANDRE 3M0311 de maio de 2011 às 03:37

    SER CIDADÃO É CUMPRIR COM OS DIREITOS E DEVERES APLICADOS EM UMA SOCIEDADDE,SEGUIR AS REGRAS E TER COMPROMISSOS COMO NOSSO DIREITO DE VOTO,ENTRE,OUTROS.SEREMOS BONS CIDADÃOS QUANDO TIVERMOS UM RETORNO POSITIVO NA SOCIEDADE DE ATOS SIMPLES COMO NÃO PULUIR O AMBIENTE E NÃO TIRAREM OS DIREITOS DOS DEMAIS CIDADÕES

    ResponderExcluir
  65. Devemos cumprir nossos deveres para termos os nossos direitos, não devemos esperar por ninguém, devemos fazer nossa parte como cidadãos. e as pessoas que estão no poder fomos nós que colocamos, devemos também rever nossos conceitos e opiniões antes de falarmos algo. devemos sim lutar pelos nossos direitos, mas também devemos exercer nossos deveres;
    Hélida Karoline 3°m03

    ResponderExcluir
  66. na nossa sociedade atual, a cidadania deve começar de nós mesmos, devemos respeitar para sermos respeitados, a mudança tem que começar por nos, fazermos a diferença, cumprindo as leis,e praticando coisas simples mais que mudariam muita coisa, como: jogue lixo na lixeira, não poluir as águas, preservar a natureza, etc...
    Alunos: Deize Oliveira, Lais Amorin, Max. 3°M03

    ResponderExcluir
  67. A cidadania no Brasil, realmente parece ser apenas no papel, pois as pessoas não usufruem disso, elas querem seus direitos sem antes respeitar seus deveres. Todos queremos ruas limpas, um trânsito agradável, hospitais limpos e com atendimento imediato, escolas preservadas e de boa qualidade, mas só pensamos no fato de "não ter" isso como uma injustiça, e nunca como consequência do que desrespeitamos. O que falta para uma cidadania boa é o respeito de todos, a realização dos deveres que temos antes de exigir nossos direitos.

    ResponderExcluir
  68. A cidadania no Brasil, realmente parece ser apenas no papel, pois as pessoas não usufruem disso, elas querem seus direitos sem antes respeitar seus deveres. Todos queremos ruas limpas, um trânsito agradável, hospitais limpos e com atendimento imediato, escolas preservadas e de boa qualidade, mas só pensamos no fato de "não ter" isso como uma injustiça, e nunca como consequência do que desrespeitamos. O que falta para uma cidadania boa é o respeito de todos, a realização dos deveres que temos antes de exigir nossos direitos.

    ResponderExcluir
  69. eu nao jogo lixo no chão... eu nao pixo a rua...
    eu so um bom cidadão...

    ResponderExcluir
  70. Thais,Gabriela,Rosekelen 1M0811 de maio de 2011 às 04:24

    ser cidadão é ter direitos e deveres.
    Direitos:direitos de ter hospitais,escolas,praças,uma moradia melhor,etc..
    Deveres:respeitar um cidadão,respeitar a sinalização de transito,não destruir hospitais,praças,escolas,etc..
    cada cidadão deve cumprir seu dever de cidadão.

    ResponderExcluir
  71. Amanda Possemosser, Alex Sandro e Erik Neves

    Muitas vezes, realmente a gente não respeita os direitos dos outros assim como os outros não respeitam os nossos direitos. Mas o que temos de fazer para mudar essa realidade? Algumas pessoas fazem uma boa ação mas maioria não faz sua parte, eu realmente acho que não mudaria nada, se todos não fazem a sua parte

    ResponderExcluir
  72. Nos dias de hoje, as pessoas só sabe pedi,pedi e pedi.. mais quando alguem faz uma escola,um hospital ou algo assim, ninguem sabe cuidar,ter cuidado, acha q só por que nós pagamos impostos acham que temos o direito de destruir. Mais não estamos a favor dos grandes.. pq faltam muitas coisas a serem feitas e melhoradas nesse pais, como a segurança,educação e saúde.

    JULIO CONCEIÇÃO E THAINA 1M08

    ResponderExcluir
  73. a cidadania , devia estar presente em todos os lugares , mas geralmente não é bem isso que acontece , não só no Brasil , mas no mundo inteiro . No Brasil , isso é bem comum , pois vejo lixo pelo chão , rios sendo poluídos , idosos sendo desrrespeitados nas ruas , etc.
    Yuri Ferreira , Karoline Abreu e Gislaine Cristina 1m8

    ResponderExcluir
  74. Túlio,Lucas e Breno'11 de maio de 2011 às 04:31

    As pessoas deveriam contribuir para uma sociedade melhor, pois existem muitas pessoas que polui a natureza e não se importam com nada que possa acontecer.

    ResponderExcluir
  75. ser cidadão é saber seu dereitos e deveres

    Direito ter hospital ter escolas ter estradas etc
    deveres descartar o lixo corretamente e conservar
    o patrimonio publico.

    Geraldo Júnior
    Lucas Bessa
    1m8Somos envolvidos em uma sociedade totalmente capitalista aonde os valores não sao o principal em uma pessoa, aonde somos julgados primeiramente pela nossa beleza, pelo que temos, pelo que vestimos, isso nos constrange mas fomos totalmente alienados ao sistema mesmo sem perceber e há muitas formas de manipulação diferendes nos deixam alienados ao sistema, pelo qual só podemos sair se voltarmos ao tempo da pedra por nossa socialização nos mantém fiquicionados a este mundo, só podemos dizer que nao somos alienados quando percebermos o que vem nos tornado assim e tentarmos mudar.
    Os meios em que isso se propaga são os meios de comunicação, o universo da moda,os ricos,mas também os pobres que estao debaixo do julgo de uma sociedade demarcada por marcas, aonde nao exercemos nossa liberdade de expressão, simplimente convivemos em meio a essa medíocre alienação !

    Bianca A., Laila O., Raphael P. 3° M 3

    ResponderExcluir
  76. DÂMARIS,RAKILLANE e VERÔNICA11 de maio de 2011 às 04:40

    ser um cidadão significa respeitar
    cumprir os deveres como por exemplo:
    respeitar e colaborar com as leis
    de trãsito, respeitar os deficientes físicos e os mais velhos ajudando a atravessar as ruas.
    alunas:DÂMARIS,VERÔNICA e RAKILLANE 1°m08.

    ResponderExcluir
  77. Cidadania
    Pra nuitas pessoas cidadania pode ser apenas ajudar um pessoa de idade atravesar a ruas?
    Cidadania nao e apenas isso, cidadania e muito mais.
    cidadania e o respeito pelas pessoa princupalmente nao hospitais publicos, medicos enfermeiros recepecionidas trata pessoas como cachorros em hospitais publicos
    os politicos tem que olhar mais para sociedade
    as estradas estao perigosas os hospitais lotados
    escolas com máestrutura
    Prestem atençao em quem voces coloca no governo
    Natascha Tomaz
    Bianca
    Loys Lane
    1ºM8

    ResponderExcluir
  78. Cidadania
    O Problema é que nimguem pensa no proximo , todas as pessoas somente pensam nelas mesmas.
    Quando as pessoas começarem a enxergar as outras pessoas e as reconhece-las o Mundo vai ser bem melhor

    Gabriel Schultz - Augusto 1M09

    ResponderExcluir
  79. A cidadania atualmente ele é concerteza de papel, muitos cidadãos nao cumprem seus direitos e deveres , presenciamos muitos fatos nos dias a dias como crianças atravessando com sinais vermelho ou fora da faixa de pedestre ,muitos pessoas acham que podem fazer o que bem entenderem como estaciona em vias proibidas como em frente a garagem dos outros como atrapalha caderantes etc..
    Muitos cidadãos sofrem com esse tipo de imoralidade da cidadãnia, pois tudo o que ate mesmo nós pensamos é em nos mesmo...

    nome: joesley e talisson 1° m 9

    ResponderExcluir
  80. Cidadania significa ser cidadão,respeitar leis,cumprir seus deveres na sociedade.A cidadania está presente em todos os lugares na escola,nas ruas,nos hospitais e em vários locais públicos.Mas muitas pessoas não respeitam a sociedade e com isso acabam não respeitando a si mesmo..

    Renata Santiago e Bruno Mendes...1ºm9

    ResponderExcluir
  81. A cidadania do Brasil, não sai do papel suas leis não são postas em práticas , vemos no Brasil
    problemas em escola públicas , os hospitais e unidades de atendimento sempre lotadas , muitas pessoas morrem por causa da falta do bom atendimento ...

    Fábio Coswosk De Lima , Cleber De Souza , Leonardo Tarden

    ResponderExcluir
  82. A cidadania do Brasil, não sai do papel suas leis não são postas em práticas , vemos no Brasil
    problemas em escola públicas , os hospitais e unidades de atendimento sempre lotadas , muitas pessoas morrem por causa da falta do bom atendimento ...

    Fábio Coswosk De Lima , Cleber De Souza , Leonardo Tarden

    Turma : 1ºM9º

    ResponderExcluir
  83. Cidadania é respeita principalmente as outras pessoas para você cobrar respeito e ser cobrado e comprir com seus deveres de cidadão na sociedade........

    João Eudes 1m09

    ResponderExcluir
  84. Bom na minha opnião concordo plenamente com esse texto,certamente não temos nossos direitos na prática e só no papel a maioria dos nossos direitos são violados, algumas pessoas só sabem reclamar mais na maioria das vezes são essas as pessoas que não ''lutam'' por nada; e aí como fica os nossos direitos se são só alguns que lutam ?
    Se queremos lutar por algo temos que nos unir porque é a UNIÃO que faz a força, eu joyce a fabiola e o gabriel nós não somos nada sozinhos, mas se nos unimos somos garndes coisa e talvez podemos fazer a diferença.
    LEI DA ÉTICA: Antes de fazer qualqer coisa, se coloque no lugar do proxímo, e pare pra pensar nas consequências. TODOS PELA CIDADANIA ♥♥♥ JOYCE, FABIOLA E GABRIEL TOSO. 1°M9.

    ResponderExcluir
  85. Nos cidadões devemos respeitar os direitos das pessoas que vivem na sociedade. Não podemos depredar os espaços público,respeitar os sinais de transito é pensar no proximo ao inves de so pensar em si proprio

    Se as pessoas cumprissem com os seus deveres viveriamos em um mundo bem melhor.

    Walace, Eri e Lucas de Jesus

    ResponderExcluir
  86. Nos cidadões devemos respeitar os direitos das pessoas que vivem em sociedade. Não podemos depredar os espaços público,respeitar os sinais de transito é pensar no proximo ao inves de so pensar em si proprio

    Se as pessoas cumprissem com os seus deveres viveriamos em um mundo bem melhor.

    Walace, Eri e Lucas de Jesus 1°M09

    ResponderExcluir
  87. Nos devemos cumprir com os nossos deveres para que os nossos direitos possam ser cumpridas.
    E com isso que não possa mais ser lei de papel mais que posssa ser material.
    Para isso nos devemos cumprir com as lei de transito: como não utrapasando o sinal de trasito quando estiver vermelho, parando para os pedestre na faicha quando não tiver sinal, não estasiona em rampas para caderante porque ja não temos causadas regulares para as pessoas que não tem defisiencia fisica imagina só se um deficiente fisico tentase anda sobre essas causadas, poderia cair e se machuca.
    Para isso cumpra com as leis para que nossos direito possam ser cumpridos.

    Guilherme Henrique e Roney 1ºm9

    ResponderExcluir
  88. ser um cidadão significa respeitar os direitos e deveres das pessoas. :)
    CLÁUDIA LÚCIA E ANDREZA SILVA. 1M9 ;)

    ResponderExcluir
  89. Ser cidadão é respeitar sinais e placas, respeitar os direitos das pessoas que vivem na sociedade,pensar mais nos seres humanos e respeita-los...

    AFINAL TEMOS OS MESMOS DIREITOS



    RAMONE 1°9

    ResponderExcluir
  90. A cidadania se refere aos conjuntos de direitos e deveres do cidadao.

    Natan, Renise, Sandra
    1° M9

    ResponderExcluir
  91. As pessoas têm que exigir os seus direitos como cidadãos, afinal se eles existem, é para serem respeitados. Vale ressaltar que, CIDADANIA, deve vim de dentro de cada pessoa, caso contrário, a sociedade nunca viverá harmoniosamente!

    JOSÉ LUCAS, NÍCOLAS E VÍVIAN 3°M05

    ResponderExcluir
  92. Angelica, Lorrayne, Mayana 3° m 0511 de maio de 2011 às 06:54

    Vivemos numa sociedade que os valores do ser humano não estão sendo mais respeitados.
    Diariamente vemos casos de imprudencias no trânsito, corrupção nas merendas escolares, negligência na saúde,falta de infraestrutura,etc.
    O governo não está atendendo as demandas da sociedade, e nem a sociedade faz o seu papel de cidadão, que é pelo menos o pouco que temos, como por exemplo,as pixações nos locais públicos,lixo no chão que acabam entupindo os boeros , provocando inundações em casas, hospitais, vias publicas, escolas e areas de lazer.

    ResponderExcluir
  93. NOSSOS DIREITOS E DEVERES

    A sociedade , está cada vez mais acustumada com 'ESSE CASO NÃO É PROBLEMA MEU'.Sério, 'o Brasil não vai pra frente mesmo' .Se o povo começar a cobrar, fazer paralizações,manifestações eu acho que vai melhorar um pouco.Todos temos direitos e deveres, mas será que comprimos nossos deveres?, e será que 'corremos atrás'do que é nosso ? acho que não né ?.Temos que colocar representantes 'competentes' no poder público apesar do que as coisas estão tão difíceis.A sociedade se acustumou dizer que o poder publico é constituido por 'Pilantras' que roubam e escondem o dinheiro que é do 'povo', e assim nunca poderão cobrar um direito que é nosso(do povo).
    "Cobrar é preciso,representar é nescessário"
    LIDIANE GOMES E FRANCIANI PEREIRA 3°M 05 .

    ResponderExcluir
  94. MICHAEL BRUNO ALAN 3ª M0511 de maio de 2011 às 07:00

    Com certeza devemos ter este tipo de consiência sobre esse assunto porque não podemos cobrar algo de alguém como por exemplo os políticos sendo que nós não fazemos o nosso dever, cada um tem um papel imortante dentro da sociedade, e devemos agir o mais depressa possível, pois se nada for feito agora mais tarde provavelmente a situação pode se tornar praticamente impossivel de ser controlada.

    ResponderExcluir
  95. Eu acho que a sociedade deveria ter mais respeito e ter conciência com direitos e deveres com os próximos acima de tudo respeitar os deficientes,as raças das pessoas,religião e escolha sexual

    Nome:Edson Junior e Robert Ramos
    Série:2M15

    ResponderExcluir
  96. As pesoas se preoculpam mais com que as outras pessoas fazem, em vez de se preocuparem com as suas proprias atitudes, procuram corrigir os defeitos dos outros e esquecem dos seus, como por exemplo: jogar o lixo na rua, estacionar o carro em frentes rampas, desobedecendo as leis de transito.


    Núbia, Elizalma e Érica. 2ºM 15

    ResponderExcluir
  97. vivemos em um mundo capitalista, onde as pessoas não se respeitam mais um aos outros, tem a discriminação por raça, cor, religião e pela opção sexual.
    Devemos fazer com que nossas ações não sejam só para nós mesmos, e sim principalmente para os outros, de modo que não venha abalar a estutura da sociedade diminuindo todos os tipos de preconceitos.

    Anna Paula
    Bruce Willis
    Jacqueline

    2ªM15

    ResponderExcluir
  98. Hoje em dia existe muitas leis no brasil, mas nem todos chegam a seguir essas leis.
    As leis de transito mesmo são uma que muita jente desrrespeita.por ex.Furando o sinal, ingerindo bebida alcoolica no volante etc.
    Mas em fim ser Cidadão e ser respeitado e respeitas uns aos outros..

    ARTHUR MENDES 2ºM15

    ResponderExcluir
  99. Cidadania: Todo mundo conhece, mais ninguém pratica. Devemos parar de pensar apenas em nós mesmos e pensar no proximo, tratando-o como nós gostariamos de ser tratados. Se cada um fizer sua parte, tenho certeza que viveriamos em um mundo melhor !
    Alunos: Marluane, Thaynara, Hiran
    Série: 2° M-15

    ResponderExcluir
  100. JOSÉ NELSON 2º M 1511 de maio de 2011 às 07:29

    EU NA MINHA OPNIÃO POR QUE A CIDADANIA É PRA TODOS E MUITOS NÃO TEM RESPEITADO ESSA CIDADANIA
    MUITOS TEM ABUSADO DA LIBERDADE E MUITOS CASOS
    TEMOS CIDOS MUITO HIPOCRITA NÃO TEMOS RESPEITADO
    A SOCIEDADE TEMOS MUITOS CIDOS MAUS CIDADÃOS DE MÁS CONDUTA E TEMOS DESREIPEITADO AS LEIS E SEMPRE MUITAS DAS VEZES TEMOS COMETIDAS VARIAS INFRAÇÕES CONTRA AS LEIS NÃO SÓ A DO TRANSITO ETC

    ResponderExcluir
  101. BRENO E TAINAH / 2ºM1511 de maio de 2011 às 07:30

    Nos percebemos que não existe sucesso ou felicidade sem o exercício pleno da cidadania e da ética global.

    ResponderExcluir
  102. Como estar escrito no texto "Se cumprirmos nossos deveres estaremos permitindo que outros usufruam de seus direitos."
    Mas nem sempre é assim, porque muitas pessoas nunca faz o que é pra ser feito.

    Nome: paloma, diego e joás cristian
    Série:2ºM 15

    ResponderExcluir
  103. todos os dias tem pessoas cobrando das outras obrigações que eles deveriam colacar em pratica,mas geralmente com cobra esse tipo de coisa, são os menos cidadões. cidadãnia e um tipo de coisa que as pessoas deveriam ter prazer de colocar em pratica.
    nome:Mayra HEvyllen e Filipe Quintas
    serie: 2°m15

    ResponderExcluir
  104. Brenda Caroline & Marcus Evandro 2°M15

    Agir com Cidadania é um dever de todos mas muitos não sabem ao Certo o que é isso ...
    Na Nossa Sociedade muitas pessoas julgam as outras sem ao menos conhecer, e não respeitam os direitos que essa pessoa tem, mas para ter respeito é preciso respeitar!
    Devemos Cumprir com os deveres Dentro da Sociedade como pagar os impostos entre outros .

    ResponderExcluir
  105. Temos tentado fazer o que a sociendade prega ser correto, para vivermos em armonia e diminuirmos os desrrepeitos. Mesmo que todos não pratiquem temos que fazer a nossa parte. Observando a praticas dos individuos e buscando aconselha-los para que ajam de maneira correta, assim se dermos exeplos de boas atitudes, outros também serão influenciados por nós, e consequentemente terão boas atitudes e influenciaram outros, sendo uma corrente. Para ficarmos a por dentro de nossos direito e deveres, e para que estes venham ser respeitados, precisamos ficar de olho na politica do nosso governo, pois nossos direitos e deveres tem sido modificados constantimente, e nós nem participamos dessa mudaça, apenas aceitamos o que é imposto a nós.

    Ester, Thalita 2°M15

    ResponderExcluir
  106. JOSÉ NELSON 2º M 1511 de maio de 2011 às 07:41

    TEMOS QUE SEMPRE EXIGIR OS NOSSOS DIREITOS SEMPRE QUE FORMOS LESADOS E EM MUITOS CASOS TEMOS OS NOSSOS DIREITOS ROUBADOS POR QUE FICAMOS CALADOS DANTE UMA SITUAÇÃO E DEIXAMOS A SITUAÇÃO CORRER POR UM ATO CHAMADO IMPUNIDADE OU SEJA DEIXAMOS CORRER A SITUAÇÃO IMPUNE VAMOS COBRAR E EXIGIR OS NOSSOS DIREITOS POR QUE SE NOS NÃO PARTIR PORS NOSSOS DIREITOS CERTAMENTE TUDO UM DIA VAI VIRAR UMA GARNDE BAGUNÇA E DEMAIS

    ResponderExcluir
  107. Cidadania deveria existir des de crinça, em todo as as pessoas, pois é um ato que ajuda o nosso pais, e a nossa sociedade... mais mtos em vez de cidadania fazem questão de destuir os nossos bens! infelizmente isso acontece em mtos lugares. (Pedro Henrique 2º M15)

    ResponderExcluir
  108. O estudo da sociologia é muito importante para nos aprendermos correr atras dos nossos direitos, e que não tenha leis só em papel.

    ( LUIZ FELIPE FREITAS S. 1M9 )

    ResponderExcluir
  109. muitas pessoas acham que só tem direitos e não cumprem seus deveres.Eu tento cumprir com meu dever,então se todos nós cumprir cada um a sua parte teríamos um mundo melhor.Peça seus direitos,cumpra a sua parte!

    mariane 3°m5

    ResponderExcluir
  110. Eu moro no bairro Portal de Jacaraípe e por lá os direitos de cidadãos das pessoas não estão sendo cumpridos. Quando está na época de eleição os politicos dizem que vão melhorar o bairro e que estão com projeto de obra, mas quando termina as eleições a prefeitura deixa as obras inacabadas e acaba piorando aida mais o bairro. Um exemplo disso é uma obra da rede pluvial(rede de esgoto)que está parado a muito tempo, no local ficou um buraco enorme e cada vez que chove o burraco aumenta mais,apesar de ser um burraco nas laterais ele dificulta a passagem de carrros e de pedestres,poís o passeio dificílmente é encontrado limpo, tem muito capim e lixo. Além de tudo a iluminação é muito fraca e quem passa por aquele local a noite também corre grande risco de se machucar. Eu acho isso um absurdo porque meus responsaveis dão um duro danado para trabalhar e pagar os impostos e o bairro não tem o mínimo que deveria ter. Também não adianta se os cidadãos fazem sua parte mas a prefeitura não faz, só fala.
    Gislaine Cristina Da Silva 1°M8.

    ResponderExcluir
  111. muitas pessoas acham que só tem direitos e não cumprem seus deveres.Eu tento cumprir com meu dever,então se todos nós cumprir cada um a sua parte teríamos um mundo melhor.Peça seus direitos,cumpra a sua parte!

    mariane 3°m5

    ResponderExcluir
  112. Hoje em dia existem leis para serem cumpridas , mas não são.Os cidadãos só querem saber de ter seus direitos , mas não se preocupam em fazer seus deveres como cidadão.

    Laudicéia e Syndel 1ºM14

    ResponderExcluir