Coordenação e
organização: Profº Alexandre Nascimento (Geografia) e
Fabíola Cerqueira (Sociologia)
Numa parceria com o Cine Montserrat, levamos cerca de 60 (sessenta estudantes) do noturno, do Ensino Médio Regular e EJA, do noturno, da EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão, localizada no município da Serra/ES, para uma sessão de cinema.
Após analisar as sinopses dos filmes em cartaz, assistimos a alguns e escolhemos o filme “Transformers: A Era da Extinção”, pois o mesmo aborda algumas temáticas relevantes para o debate envolvendo as disciplinas da área de humanas, como, por exemplo: gravidez na adolescência (foco na paternidade responsável), projetos de futuro das juventudes, dualidade entre o bem e o mal, o processo de (des)humanização da sociedade contemporânea, diferentes paisagens (Texas, Chigago, Hong Kong, Pequim), robô “deficiente” (inclusão), o ser humano como centro do universo (não se dá conta de que planeja e custeia a sua própria destruição – questão ambiental), novas formas de escravidão contemporânea (tecnologia), questão de gênero (papel da mulher na sociedade), relação de poder, dominação e controle, carisma (é preciso um novo líder), bioética, etc.
Após analisar as sinopses dos filmes em cartaz, assistimos a alguns e escolhemos o filme “Transformers: A Era da Extinção”, pois o mesmo aborda algumas temáticas relevantes para o debate envolvendo as disciplinas da área de humanas, como, por exemplo: gravidez na adolescência (foco na paternidade responsável), projetos de futuro das juventudes, dualidade entre o bem e o mal, o processo de (des)humanização da sociedade contemporânea, diferentes paisagens (Texas, Chigago, Hong Kong, Pequim), robô “deficiente” (inclusão), o ser humano como centro do universo (não se dá conta de que planeja e custeia a sua própria destruição – questão ambiental), novas formas de escravidão contemporânea (tecnologia), questão de gênero (papel da mulher na sociedade), relação de poder, dominação e controle, carisma (é preciso um novo líder), bioética, etc.
- Propiciar aos educadores e estudantes a utilização da ferramenta “cinema” como mais uma ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem, desmistificando o imaginário comum que afirma ser o cinema mero entretenimento descompromissado;
- Trabalhar temas da área de humanas, de forma interdisciplinar, utilizando o cinema como eixo disparador do processo de conhecimento;
- Estimular entre os jovens a prática de refletir, discutir e se expressar sobre os temas que perpassam sua vida;
- Promover a interação entre os estudantes num espaço externo à escola, como o cinema;
- Ampliar o acesso ao cinema entre os jovens.
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