quarta-feira, 30 de julho de 2014

Roda de Conversa "Plebiscito Constituinte"

Olá, pessoal, boa noite!
Na segunda-feira, 04 de agosto de 2014, às 18 horas, no auditório da EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão estaremos promovendo uma Roda de Conversa sobre o Plebiscito Constituinte.

Não é um assunto explorado pela grande mídia mas é de suma importância para todos nós.

É aberto aos representantes de turma (de todos os turnos), grêmio estudantil e aos demais interessados. Ajude-nos a divulgar.

Saudações Sociológicas.

Profª Fabíola Cerqueira.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Projeto “O cinema como ferramenta pedagógica: diálogos interdisciplinares”



Coordenação e organização: Profº Alexandre Nascimento (Geografia) e Fabíola Cerqueira (Sociologia)


Numa parceria com o Cine Montserrat, levamos cerca de 60 (sessenta estudantes) do noturno, do Ensino Médio Regular e EJA, do noturno, da EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão, localizada no município da Serra/ES, para uma sessão de cinema.

Após analisar as sinopses dos filmes em cartaz, assistimos a alguns e escolhemos o filme Transformers: A Era da Extinção”, pois o mesmo aborda algumas temáticas relevantes para o debate envolvendo as disciplinas da área de humanas, como, por exemplo: gravidez na adolescência (foco na paternidade responsável), projetos de futuro das juventudes, dualidade entre o bem e o mal, o processo de (des)humanização da sociedade contemporânea, diferentes paisagens (Texas, Chigago, Hong Kong, Pequim), robô “deficiente” (inclusão), o ser humano como centro do universo (não se dá conta de que planeja e custeia a sua própria destruição – questão ambiental), novas formas de escravidão contemporânea (tecnologia), questão de gênero (papel da mulher na sociedade), relação de poder, dominação e controle, carisma (é preciso um novo líder), bioética, etc.





Objetivos:
  • Propiciar aos educadores e estudantes a utilização da ferramenta “cinema” como mais uma ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem, desmistificando o imaginário comum que afirma ser o cinema mero entretenimento descompromissado;
  • Trabalhar temas da área de humanas, de forma interdisciplinar, utilizando o cinema como eixo disparador do processo de conhecimento;



 

  • Estimular entre os jovens a prática de refletir, discutir e se expressar sobre os temas que perpassam sua vida;
  • Promover a interação entre os estudantes num espaço externo à escola, como o cinema; 
  • Ampliar o acesso ao cinema entre os jovens.














 

Estudantes da Serra assistem apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo

 Na noite do dia 17 de julho de 2014, um grupo de estudantes do noturno da EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão, localizada no município de Serra, tiveram oportunidade de apreciar, no Teatro Carlos Gomes, um Concerto Lírico - Homenagem à Nathércia Lopes, com a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo.

A atividade foi organizada pela Professora de Sociologia, Fabíola dos Santos Cerqueira, envolveu 40 estudantes, 3 estagiárias do Curso de Ciências Sociais da UFES (Estágio Supervisionado), com a parceria do PIBID (Programa de Iniciação à Docência) Ciências Sociais/UFES e 5 professores da escola.

Objetivou proporcionar aos estudantes do noturno acesso a cultura erudita e a espaços que normalmente não tem oportunidade.














Matéria publicada no site da SEDU (http://www.educacao.es.gov.br/default.asp), em 23 de julho de 2014.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Documentário "Casagrande e as ruas do medo"


Aula de campo ArcelorMittal Tubarão

Nos dias 26 de junho e 03 de julho de 2014, um grupo de estudantes do matutino e vespertino da EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão, visitaram a ArcelorMittal Tubarão, acompanhados dos professores Thiago Madeira, Luciana Marquesini, Fabíola Cerqueira e Kesia Tavares. 

Esta iniciativa faz parte das ações do Proemi - Macro Campo Participação Estudantil, coordenada pela Professora Fabíola Cerqueira. 



Saudações Sociológicas! 
Profª Fabíola Cerqueira

Diversidade cultural na escola: conhecendo a cultura cigana

No dia 25 de junho de 2014, foi realizada na EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão, uma apresentação para estudantes do 3° ano do Ensino Médio Regular e EJA sobre a cultura cigana. Esta atividade foi apresentada pelas estudantes do 3N12, Marcelle e Márcia Carvalho. Tivemos ainda a contribuição da família delas neste momento de interação e conhecimento que nos possibilitou desconstruir preconceitos em torno da cultura cigana, assim como problematizar as diferenças culturais presentes em nossa sociedade. Esta atividade foi coordenada pela Professora Fabíola dos Santos Cerqueira, responsável pela disciplina Sociologia.

Agradecemos a contribuição da Marcelle Carvalho, Marcia Carvalho, Dona Lucia e família, assim como a todos os professores, das diferentes disciplinas, que contribuíram para a organização dessa atividade.

Tivemos ainda o apoio dos estudantes vinculados ao PIBID CSO e da Cátia Milli, licencianda em Ciências Sociais e estagiária da escola.

Lema cigano: 
“ O céu é o meu teto; a terra é a minha pátria e a liberdade é a minha religião” 














 


 

Inscrições para cursos do Pronatec seguem até 08 de julho

Segue até o dia 08 de julho o período de inscrição para o processo seletivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para concorrer a uma das vagas, as inscrições devem ser feitas no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) – www.educacao.es.gov.br.

Serão 170 vagas em seis diferentes cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para alunos da 2ª e 3ª séries do ensino médio da rede estadual ou da rede privada, na condição de bolsista integral. A oferta abrange seis municípios. No ato da inscrição, o candidato deve informar o número do CPF – e ter em mãos o registro de matrícula, que deve ser adquirido na escola em que está regularmente matriculado, no caso de alunos da rede estadual.

Os municípios contemplados serão: Cariacica, Vila Velha, Vitória, Serra, Viana e Cachoeiro de Itapemirim. As vagas são para cursos de Auxiliar de Recursos Humanos, Programador de Sistemas, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Auxiliar Administrativo, ofertados pelo Senai; e Inglês Básico e Operador de Caixa, ofertados pelo Senat.

O critério de classificação ocorrerá por ordem de inscrição. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 10 de julho, a partir das 16 horas, no site da Sedu.
 


http://www.sedu.es.gov.br/pronatec/

Reativando o Blog

Olá, pessoal, a partir de hoje estaremos reativando e realimentando o blog para aumentarmos nossas possibilidades de comunicação.

Aqui vocês encontrarão os textos trabalhados em sala de aula, as atividades avaliativas propostas, assim como informações a respeito de cursos e estágios.

Saudações Sociológicas!

Fabíola Cerqueira