sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sugestões de filmes (I)

Como o final de semana está chegando, sugiro a vocês assistirem a um filme. Nos últimos dias assisti a alguns filmes que penso que valem a pena socializar com vocês. São eles:

1) O menino do pijama listrado... neste filme podemos refletir sobre conceitos de etnocentrismo.

2) O curioso caso de Benjamin Button... penso que aqui poderíamos refletir sobre as gerações. Qual o papel social da criança, do jovem, do adulto e do idoso em nossa sociedade? Como enxergamos esses sujeitos?

3) Ensaio sobre a cegueira... fantástico! Desnuda o ser humano.


Essas são algumas sugestões para o final de semana. Se assistirem, registrem aqui suas idéias a respeito do filme. Vamos dialogar sobre nossas impressões e sentimentos em relação aos filmes.

SAUDAÇÕES SOCIOLÓGICAS!!!!!!

As Estrelas e os Cometas

Há pessoas estrelas e há pessoas cometas...
Os cometas passam. Apenas são lembrados pelas
datas que passam e que retornam.
As estrelas permanecem. O sol permanece. Passam
anos, milhões de anos, e as estrelas permanecem.

Há muita gente cometa.
Passa pela vida da gente apenas por instantes.
Gente que não prende ninguém e
a ninguém que se prende.

Gente sem amigos,
gente que passa pela vida sem iluminar,
sem aquecer, sem marcar presença.
Importante é ser estrela.
Estar junto. Ser luz. Ser calor. Ser vida.

Amigo e Paixões são estrelas.
Podem passar anos.
Podem surgir distâncias,
mas a marca fica no coração.
Coração que não quer enamorar-se de cometas,
que apenas atraem olhares passageiros.

Ser cometa é ser companheiro por instantes,
explorar os sentimentos humanos,
ser aproveitador das pessoas e das situações,
fazer-se acreditar e desacreditar ao mesmo tempo.

Solidão é resultado de uma vida cometa.
Ninguém fica, todos passam.
Há necessidades de criar um mundo de estrelas.
Todos os dias poder contar com elas e
poder sentir seu calor.

Assim são os amigos estrelas na vida da gente.

São coragem nos momentos de tensão.
São luz nos momentos de desânimo.

Ser estrela neste mundo passageiro,
nesse mundo cheio de pessoas cometas,
é desafio, mas acima de tudo
uma recompensa.

Recompensa de ter sido luz para muitos amigos,
ter sido calor para muitos corações,
ter nascido e vivido e não apenas existido.

E, eu tenho VOCÊS como
meus amigos estrela !

(Autor Reinilson Câmara - http://www.amorepaixaomensagens.com.br/asestrelaseoscometas.html)

Fala galera!! (8)


Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.

Nome: Arthur/Silas 1ºM06

VestUfes 2012

Ufes abre cadastro para reserva de vagas e isenção

Os candidatos ao VestUfes 2012 que pretendem concorrer pela reserva de vagas, deverão se cadastrar na Secretaria de Inclusão Social (SIS) da Ufes até o dia 30 de agosto. No mesmo período, os candidatos que quiserem pedir a isenção do pagamento da taxa de inscrição no VestUfes, deverão formalizar a solicitação também na SIS.

Para se cadastrar pela reserva de vagas os candidatos deverão comprovar ter cursado, pelo menos, quatro anos do ensino fundamental e todo o ensino médio na rede pública, além de demonstrar renda familiar de até sete salários mínimos no ano de 2010.

O secretário de Inclusão Social da Ufes, professor Ricardo Roberto Behr, observa que o cadastro no sistema de inclusão social não assegura a inscrição dos candidatos no VestUfes 2012. 

Ele avisa que todos os candidatos deverão se inscrever normalmente no vestibular. A SIS é quem comunicará à Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) quais são os candidatos relacionados na reserva de vagas.
Mais informações em www.ufes.br/sis, ou pelos telefones (27) 4009-2040, 4009-2197 e 4009-7888.


FIQUEM ATENTOS!!!!!

terça-feira, 26 de julho de 2011

Fala galera!! (7)

Desigualdade Social

Hoje em dia é difícil viver em sociedade, as pessoas não respeitam os direitos de cada um, por isso na maioria das vezes acontecem crimes, muita violência, principalmente para pessoas que gostam de outras do mesmo sexo ou até com pessoas de classe média baixa ou classe extremamente baixa, elas não aceitam conviver no mesmo ambiente que outras pessoas pobres ou gays, pensam que não podem se misturar senão vão manchar sua imagem ou se contaminar, as pessoas, hoje em dia, ignoram principalmente em questões de religiões.
Ninguém sabe respeitar os direitos e costumes, isso tem que mudar! São coisas que mais tarde pode deixar uma grande marca. Dizem que agora o Brasil está mudando, hum, tá mudando para pior, né ?! Pior que tá não fica! A desigualdade social está cada vez mais freqüente, seja na religião, cor, classe econômica, opção sexual, etc... As pessoas não têm o menor senso de que todos nós somos iguais não importa a opção da pessoa, sua classe social, etc. Eu acho que todos deveriam ser respeitados, pois todos somos seres humanos.

Hamanda, Gizelle e Lara – 1ºM14

Passagem pelo ABL...

Socializo com vocês, neste espaço, as mensagens carinhosas que tenho recebido dos meus queridos alunos quando souberam que minha passagem pelo ABL está "chegando ao fim". Na verdade, "saio" do ABL para viver um outro momento em minha vida, para cuidar de mim e de minha família. Quem passa por uma escola como o ABL não vai por inteiro. Portanto, sou parte daquele espaço e de sua história. Faço parte da história de vida daquelas pessoas, assim como elas fazem parte da minha história de vida. Nossas histórias se cruzaram, amizades foram construídas e vão ficar para sempre se cuidarmos delas. Esse espaço (o do Blog) continuará existindo. E podemos, através dele, nos comunicar. Vocês podem, através dele, expressar o que sentem, o que pensam. ESSE BLOG PODE SER A SUA VOZ!

Agradeço as mensagens carinhosas escritas, os abraços apertados, as palavras amigas, enfim, OBRIGADA A TODOS!

"É muito bom quando uma pessoa passa na vida profissional da gente, e nos faz aprender muito, mas é melhor ainda saber que essa pessoa aprendeu com você. Um conhecimento que você adquire ninguém consegue retirar ele de você, o conhecimento é uma das maiores riquezas do mundo, e só futuramente ter sabedoria. Nenhum conhecimento é em vão, tudo em algum momento da vida você vai utilizar. É muito bom compartilhar conhecimentos, sabedorias, aprendizados. Saber ensinar tem uma soberania maior, por que quem escuta aprendeu. Ajudar a trilhar o caminho que se chama vida, ensinar desviar dos buracos, ensinar a se erguer, ensinar a ter força. Fazer por amor, ensinar por paixão. Uma simples palavra tem grande significado, e esse texto uma grande reflexão" Luiz Fhilyppe 2m18.

"Bom, primeiramente estamos aqui pra Agredecer o Carinho e a Confiança que você Depositou na nossa Sala. Esperamos que voce nunca se esqueça do nosso Carinho pela Senhora, pois você nos ensinou a buscar novos Objetivos na nossa Realidade. Esperamos que você continue sendo a pessoa maravilhosa e tranquila que nós conheçemos no nosso Dia a Dia. Desejamos desde já muita Felicidade e Sucesso. Que você vá em Buscar de Todos os Seus Sonhos" Nós do 3 m01 Khemelly , Brenda Batista, Barbara Antunes e Wanderson Jacoben).


domingo, 24 de julho de 2011

Frases do dia

"De nada valem as idéias sem homens que possam pô-las em prática” Karl Marx.
 
“Muitos me chamarão de aventureiro e eu sou, só que de um tipo diferente: dos que entregam a pele para provar suas verdades” Che Guevara.

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino" Paulo Freire.

Saudações Sociológicas!!!!!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ideologia - 1º ano

Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais. O conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.


No século XX, varias ideologias se destacaram:

- Ideologia fascista: implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940. Possuía um caráter autoritário, expansionista e militarista.
- Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social.
- Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política.
- Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da burguesia, visa o lucro e o acumulo de riquezas.
- Ideologia conservadora: idéias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
- Ideologia anarquista: defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder.
- Ideologia nacionalista: exaltação e valorização da cultura do próprio país.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/ideologia.htm