domingo, 22 de maio de 2011

Trabalho infantil (2)

Como é bonito ver uma criança estudando, brincando, andando nas ruas com seus pais ou até mesmo praticando um esporte, mas será que essa é uma realidade para todas as crianças do mundo inteiro? Infelizmente não! Quantas crianças se deparam nas ruas mendigando, morando nas ruas, se drogando, trabalhando para sustentar uma casa ou até mesmo trabalhando contra sua vontade. Isso é vida de criança? Criança tem que ter felicidade e não viver nas ruas!
A criança tem que brincar, estudar, ter uma pessoa que lhe conte histórias para dormir e principalmente ter uma família que a ame a todo o momento e a corrija quando preciso. Isso é vida de criança! Criança é uma pessoa que precisa que um adulto que lhe dê todo o afeto. Criança não é “lixo”, então cuide bem delas!!!
Alunas: Sânida e Rebecca
Série: 2° m17 (EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão)

Trabalho infantil (1)

Infelizmente o trabalho infantil, ainda é uma realidade existente em vários países do mundo, nos subdesenvolvidos em maior proporção. No Brasil existem mais de 1,2 milhoes de crianças e adolescentes com idades entre 5 e 13 anos, que ainda são vitimas de exploração do trabalho infantil segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicilio.
Todos sabermos que lugar de criança é na escola, mas isso está muito distante da realidade em alguns estados, principalmente os que vivem da agricultura, onde crianças de todos as idades, fazem trabalhos pesados, e em alguns casos com a carga horaria maior que 8 horas por dia, para poder ajudar em casa, com algum alimento para os irmãos; muitos optam pelo trabalho infantil por ser uma mão de obra barata, mesmo sendo proibido diante a lei. Por isso, através de denúncias devemos dar um fim ao trabalho infantil.

Alunos: Gemilson, Marlom e Renam.
Turma: 3 Martutino 2 (EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão)

Trabalho infantil é crime!

O trabalho infantil é um trabalho exercido por adolescentes ou até mesmo por crianças, e essas crianças e adolescentes são de classe social baixa, sem muita renda familiar.
E apesar de existir leis que proíbem esse tipo de trabalho, existem pessoas que não se importam com isso e continuam tirando proveito de pobres crianças indefesas.


Giulliana Perovano, Nargela Caroline e Gabriela Xavier (1ºM14, EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão)

Que país é esse? (Legião Urbana)


Brasil: que país é esse? Deixe aqui seu comentário.

Paciência (Lenine)


Para refletirmos sobre esse mundo louco e sobre os nossos valores. Temos nos aprisionado dentro de nós mesmos...esquecemos de olhar a nossa volta. Não enxergamos o outro... não damos valor à VIDA! Pense nisso!

Só de sacanagem (Elisa Lucinda)


Vale a pena conferir!

domingo, 8 de maio de 2011

Cidadania

A cidadania refere-se aos conjuntos de direitos e deveres de todo cidadão. Segundo Gilberto Dimenstein, a cidadania no Brasil é de papel, pois muitos de nossos direitos ficam só no papel, não são cumpridos na prática.

Daí que vemos a situação das nossas escolas públicas, abandonadas pelas autoridades; a situação dos hospitais e das unidades de saúde, sempre lotadas. Cresce o número de pessoas que morrem à espera de atendimento adequado; Muitos motoristas não respeitam os sinais e as leis de trânsito, daí que cresce o número de acidentes com vítimas fatais a cada feriado; Pedestres que insistem em atravessar fora das faixas de pedestres; calçadas sem a menor condição de circulação, cheias de buracos, desniveladas; carros estacionados em frente a rampa; dentre outros exemplos de desrepeito aos nossos direitos.


Precisamos nos unir e lutar para que nossos direitos sejam respeitados.

Se cumprirmos nossos deveres estaremos permitindo que outros usufruam de seus direitos. Por exemplo, se não estacionarmos o carro em frente a uma rampa, respeitarmos os sinais e as leis de trânsito, jogarmos o lixo na lixeira, etc.


E você, o que tem feito para fazer a diferença no meio em que vive? De que forma luta para que seus direitos sejam cumpridos? Cumpre com seus deveres? Conhece seus direitos e seus deveres?